Na correria do dia a dia, muitas vezes não lembramos de consumir algum alimento nos intervalos das refeições (café da manhã, almoço e jantar).
Os famosos lanches, são importante por alguns motivos, um deles é a relação dos horários pré determinados com o adequado funcionamento do metabolismo.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é se alimentado a cada 3 horas que o organismo irá responder melhor a perda de peso, pois o metabolismo “entenderá” que o corpo está tendo nutriente suficiente em cada horário e então ele pode acelerar mais, fazendo com que tenha um melhor funcionamento.
Outro fator importante, é em relação ao hormônio cortisol, que possui várias funções no nosso metabolismo. No estado de jejum prolongado, acima de 4 horas, o organismo libera mais este hormônio, sendo este, nesta situação, responsável pela formação de gordura, principalmente a abdominal.
Por isso, estipulem horário para se alimentar e que sejam a cada 3 horas, realizando 5 a 6 refeições ao dia.
Mas também não adianta se alimentar com qualquer “besteira”, pois o organismo funciona adequadamente com NUTRIENTES e não com calorias. Então eles devem ser leves e saudáveis.
Segue algumas dicas de lanches rápidos e práticos:
- Frutas secas sem açúcar como ameixa e damasco;
- Frutas desidratadas sem açúcar como abacaxi, maçã, manga, figo;
- Barrinhas de gergelim, barra de castanhas ou ainda barra de cereal funcional caseira (ver receita no post anterior);
- Mix de castanhas (castanha de caju, pistache, amêndoas, nozes…);
- Frutas como, banana, maçã, pêra, ameixa, uvas, (essas duram um pouco mais na bolsa ou no carro)
Lembre-se que para se alimentar bem, é necessário organização. Se organize e faça disso uma rotina. Procure um profissional da área para adequar quantidades e tipo de alimentos às suas necessidades.